Sobremesa << SORAYA JORDÃO


 

No último final de semana, numa roda de amigos, da minha faixa etária (essa informação é relevante), conversávamos sobre o envelhecer e a resultante promoção ao cargo de colecionador(a) de perdas.
 
Sem nenhum preparo, convocação ou aviso prévio, somos obrigados a assumir o trampo, o B.O, a consequência, o castigo, nomeiem como preferirem, de termos nascido e sobrevivido até aqui. De forma sorrateira, em um dia qualquer, irmão de tantos outros, desfrutados em glória, acordamos os mesmos de ontem, num corpo mudado, cheio de vontades, ou melhor dizendo, de más vontades com a gente. Os poros que antes sorriam, agora gritam por hidratantes, os nomes das coisas e das pessoas vão passear em outras mentes, a nitidez se embaça, a firmeza claudica, a lembrança do que fomos torna-se mais atraente do que a aposta no que poderíamos vir a ser. 

Em comboio se vai a autoestima, a libido, a memória, a visão, a audição, o colágeno, os amigos, os amores, os dentes, os parentes, o estrogênio, as certezas, a autonomia, entre outras coisas mais, que não citarei para não partir, também, a esperança. 

Nos tornamos desinteressantes, repetitivos, reclamantes para um mundo que exige plenitude e felicidade inesgotável. Depois de muita queixa, chopp e debate, a maioria acordou que o melhor a fazer, na velhice, é aprender a perder para concluir a missão com honrarias. Rebati, claro. Nem na escola me empenhei para me destacar, não seria agora que teria apego às premiações por bom comportamento! Só me faltava essa…no auge da falência hormonal, ter que dar conta de ser boa moça e acreditar na propaganda da melhor idade. Aí já é exigir muito do meu fetiche com a ilusão. Além disso, não precisa ser a melhor fase para valer a pena ser vivida, isso é coisa desse tempo invejoso e predador.

No final das contas, embora a fachada esteja em condições precárias, a casa em seu interior está arrumada, aconchegante, florida e perfumada. Decorada para apreciação dos verdadeiros. Já não convido ninguém por educação. Ando dentro de mim sem sutiã ou sapato apertado. De cara lavada, sem maquiar sorrisos para agradar.

Despida de tudo que me enfeitava, corro solta, frouxa, livre pelas horas.

Lembrei das senhorinhas que fazem ginástica na praça, lotam os ônibus de excursão para Aparecida e senti uma alegria menina. 

Não envelhece quem quer, mas quem pode.

Mesa posta, farta. Saboreie sem pressa.

Comentários

Ana Raja disse…
Que sensibilidade,Soraya! O que eu acho libertador com a chegada da idade, é a sensação de liberdade, não estou presa a ninguém e a nada por pura convenção.
Amei!
ps: precisamos fazer uma excursão para Aparecida.
Soraya Jordão disse…
Eu topo! Será adorável.
Zoraya Cesar disse…
Soraya, ameeeei. Ri demais, mas com respeito, juro, até pq a identificação foi total kkkk. O mais cruel é o colágeno hahaha esse filho de uma pera q some acenando com o músculo do tchau. Melhor idade é o c@c&t& kkkk. E a mensagem foi ótima.
Meninas, se forem mesmo à Aparecida, fiquem no hotel Rainha do Brasil
Jander Minesso disse…
Tem tanta verdade junta nesse texto que eu nem sei o que comentar. Tá tudo dito aí em cima, com uma maestria de dar inveja. Será essa a voz da experiência?
Soraya Jordão disse…
Zoraya, ameiiii o comentário, e adorei a dica. Estou querendo ir a Aparecida.
Soraya Jordão disse…
Jander, é a voz da experiência. Pode ter certeza!
Carla Dias disse…
Soraya, você tem um jeito muito bacana de falar sobre como são as coisas. A gente se une ao pensamento, não sai correndo da verdade.
Soraya Jordão disse…
Carla, fiquei emocionada com o seu comentário.Amei!
Soraya, adorei ler seu texto, e identifiquei com várias colocações e dei risadas com muitas outras. Este olhar ao mesmo tempo lúcido e bem-humorado sobre nós mesmas não tem preço. Gratidão.
Albir disse…
Que beleza, Soraya!
Sei bem o que é isso, ah, como sei!
Adorei a referência sutil a Manuel Bandeira e a mesa posta.
Soraya Jordão disse…
Obrigada, @alfonsina pela leitura e carinhoso retorno. Adorei saber que te fiz rir.
Soraya Jordão disse…
@Albir, sabemos...como sabemos. rs.

Postagens mais visitadas