QUEM CRIOU AS EXPRESSÕES?

A maternidade tira definitivamente a gente da zona de conforto e nos faz refletir sobre coisas que nunca pensamos.

E quando eu digo nunca, é nunca mesmo.

Por exemplo, eu nunca havia refletido sobre quem criou as “frases feitas” para expressar algo que todo mundo entende, mas que, no fundo, são grandes mentiras.

Por exemplo, quando alguém diz “dormi igual a um bebê” todo mundo entende que a pessoa está querendo dizer que dormiu muito bem. Agora, no quesito realidade, essa frase passou longe.

Podia ser dormi igual a um coala ou um bicho preguiça, mas um bebê? Não é possível que seja só aqui em casa, mas o bebê acorda a cada 2 horas, não há no mundo quem considere isso como dormir bem.

Outra comparação muito comum que hoje não faz mais sentido para mim é quando alguém faz algo “difícil” e diz que foi um parto.

Gente, na boa, assistir a um filme ruim foi um parto? Conversar 30min com aquela pessoa chata e sem papo foi um parto? Aguardar na sala de espera de um consultório médico foi um parto?

Pois eu te digo com toda certeza que não foi! No parto eu achei que ia dessa para uma melhor, foi a pior dor que já senti na vida, não existem palavras para descrever! Acredite, a única coisa que chega perto da dor de um parto é outro parto, e ponto final.

Por último, tem uma frase que não chega a ser uma expressão, mas toda mãe já ouviu e pode ser controversa: aproveite, pois passa rápido!

De fato, a maternidade transforma nossa relação com o tempo. Os anos passam rápido até demais, mas os dias… ah, os dias… esses podem ser tão lentos que mais parecem anos.

Por isso, evitem falar para uma mãe que passou a madrugada em claro, que amamentou durante uma hora, mas no relógio só passaram 10 minutos, que é para ela aproveitar. 

Ela aproveita enquanto sobrevive. 

Daqui a uns anos, pode ter certeza que ela vai olhar para trás e achar que passou rápido, mas hoje, por favor, apenas ofereça a essa mãe uma xícara de café.

Comentários

Carla Dias disse…
Você abalou meu relacionamento com algumas expressões e eu nem sou mãe. Mas adorei a crônica. :)
Albir disse…
Sim, Clara, nunca tinha pensado nisso, mas é verdade. Por alguns anos esqueci o que era dormir toda uma noite enquanto tinha bebês.
Absurdo mesmo comparar simples transtornos do dia a dia com o parto.
E o tempo é mesmo outro quando se cuida de filhos.
Beleza de crônica!

Postagens mais visitadas