GRAVIDEZ >> JANDER MINESSO

 


– Zé, senta aqui.

– Aconteceu alguma coisa?

– Senta. Faz tempo que eu tô pra te falar um negócio, mas você não para mais em casa.

– De novo essa conversa, Maria? Tô cheio de serviço na carpintaria. O Herodes me encomendou uma sala de jantar completa. O Pôncio precisa de um banheiro novo. E pra piorar, tô sem ajudante. Se pelo menos a gente tivesse um pirraio pra me dar uma força na oficina…

– Pois então. É sobre isso que eu quero falar.

– O quê? A gente vai fazer um pirraio?

– Zé, eu tô grávida.

– Acho que eu ouvi errado.

– Grávida. Tô com uma criança aqui no bucho, ó.

– É brincadeira, isso?

– Ô, José: também não tá fácil pra mim, então pega leve.

– Pega leve a senhora. Maria, eu sempre fui muito do respeitador. Você escolheu esperar e eu concordei sem chiar. Nunca te encostei uma unha. Tô com a mão até calejada de tanto namorar sozinho. E agora eu tenho que ouvir uma barbaridade dessas?

– Zé, só escuta. Outro dia, o Gabriel apareceu aqui—

– O padeiro? Você pulou a cerca com o padeiro?

– Me deixa falar, demônio. Outro dia, o Gabriel – que é um anjo – apareceu aqui com uma história de que Deus precisava que o filho Dele viesse pro mundo resolver uns negócios. E também falou que eu é que tinha que ser a mãe do moleque. Óbvio que eu recusei. Fui até meio grossa, pra falar a verdade. Mas já faz uns dias que tô esperando a regra descer e nada. Aí, resolvi ir no médico fazer um ultrassom. Resultado: grávida.

– E quando que foi isso?

– Peguei o exame anteontem.

– Tô perguntando quando foi que você se engraçou com Deus.

– Homem, me respeita se não quiser tomar umas bolachas. Eu não me engracei com Deus. Ele quis e pronto: me embuchou.

– Assim, por milagre?

– Ele é bom nisso.

– E por que ele foi escolher logo você, posso saber?

– Isso é coisa de marketing, acho. Deus é um baita de um cretino, mimado que só. Mas depois do Antigo Testamento, Ele tá querendo melhorar a imagem, mostrar que é pai de família e coisa e tal. E aí, como minha reputação fala por mim, acabou que Ele me escolheu. Pelo menos é o que eu acho.

– Maria, tá bem difícil acreditar nessa história.

– Se você não acredita, vai comigo no próximo pré-natal.

– O que é que vão falar de mim, mulher? Você sabe o quanto já me atormentam por causa dessa história de eu respeitar a sua escolha? “Lá vai o Zé carpinteiro com o pau na mão!” Todo dia é uma piada nova! Imagina o que eu vou ouvir agora…

– Zé, tá feito. Não tem como voltar.

– E se você tirar?

– Você acha que tem como? Tentei tomar um chá de losna com erva grossa pra ver se acabava com essa história e o raio do anjo me tirou a xícara da mão. Sem contar o pito que levei depois.

– Que pito?

– O Gabriel me disse que Deus disse pra ele que tirar criança é pecado. Quase me manda pro inferno sem escala.

– Mas ele não afogou todo mundo um tempo atrás, naquele temporal? Criança, adulto, idoso… afogou tudo.

– Se eu entendi direito, depois que nasce não tem problema. O ruim é antes.

– Maria, o cara te enfiou um pirraio no bucho! Quem Ele pensa que é pra dizer o que tá certo e o que tá errado?

– Deus, ué.

– Ai, se esse assunto chegar lá em Arimatéia…

– Zé, a gente dá um jeito. Eu negociei umas paradas com Ele. Pensei até em ir pra Belém e ter o menino lá, que é mais tranquilo. O pessoal daqui adora uma fofoca.

– E adianta ir pra longe, mulher? Uma hora, todo mundo vai ficar sabendo!

– Só se alguém escrever essa história e sair vendendo por aí, né? Ai, Zé, que mania de perseguição…

Imagem: Pixabay

Comentários

sergio geia disse…
Essa atualização da história me encanta. Você arrebentou.
whisner disse…
Depois que nasce não tem problema. Que ironia, não? Bela crônica.
JuCa disse…
depois que nasce não tem problema. O ruim é antes.
Nadia Coldebella disse…
Foi fazer o ultrassom...kkk
Ana Raja disse…
Jander, mais uma vez você arrasou. Um belo texto para a semana em que se falou bastante sobre a legalização do aborto.
Soraya Jordão disse…
Jander, a destreza que você tem para usar a ironia em temas sensíveis e necessários, me encanta. Parabéns!
Ana Raja disse…
Jander, você arrasou mais uma vez. Belo texto para a semana em que muito se falou sobre a legalização do aborto.
Adorei este texto, irônico, divertido, com um regionalismo e uma atualização da história absolutamente convincentes de tão bem escritos!! Foi uma ótima forma de começar meu dia, obrigada 🙏
Clara Braga disse…
Adorei o texto! Super divertido!!
Carla Dias disse…
Minesso, Minesso... Nem sei dizer o quanto foi delícia ler este texto. <3
Albir disse…
Jander, que beleza!
É, parafraseando você, o evangelho segundo Minesso.
Parabéns!

Postagens mais visitadas