CARTA PARA UMA LINDA MULHER >> Cristiana Moura

 

Fortaleza, 1º de março de 2023.

Este presente chega a ti, minha comadre, com muito carinho, amor e fé na vida. Também carrega em si, uma cor vibrante e a energia de luta deste lugar mãe-mulher-profissional que vivemos e no qual amamos, rimos, sofremos, quase desistimos e, em seguida, renascemos ao brilhar do Sol ou num banho de mar.

Uma das descobertas que fiz entre as maravilhas e os perregues da vida é que, independente de sermos mães, filhas, avós, companheiras, nosso primeiro cuidado há de ser com nós mesmas. Lembra-te da recomendação quanto às máscaras de oxigênio em viagens aéreas? Primeiro coloque a tua! É simples, óbvio, mas de quando em quando, tenho a impressão de precisarmos relembrar o obvio: Respira! Depois sim, ajuda quem está ao teu lado a respirar também.

Tu me perguntas se eu realmente aprendi isso? Um tanto. Nesta vida, aprender é gerúndio. Que possamos nós mulheres, mães e avós solos sermos generosas conosco, nos presentear e, ao olharmos nossos corpos refletidos no espelho, reconhecer nossas belezas.

Envio-te este vestido, regalo escolhido a dedo, obra de arte da nossa querida Silvânia de Deus, cujas criatividade, beleza e força de trabalho parecem não ter limites. Sil é a estilista mais talentosa e sensível que conheci nesta vida. Cria roupas para todos os corpos. Neste mundo que parece ditar que nossos corpos  devem caber nas roupas, lembrar que as roupas é que são feitas para os corpos é, no mínimo, revolucionário. Silvânia se refere a sua produção como roupa que veste a alma. De fato, veste cada corpo-alma que somos. Reconheço está fortaleza e delicadeza também em ti.

Mira-te defronte ao espelho minha amiga-comadre. Agora, fecha os olhos, respira fundo e encontra o espaço de silêncio em ti, onde talvez more a "verdade", ou melhor, a sabedoria. Abre os olhos. Mira-te novamente, Aline Rosa. Consegues ver "Uma Linda Mulher"* no vermelho que aquece, brilha, sangra, e fortalece? És tu!


Com carinho e amor da sua comadre.

Cris.


*Referência ao filme Uma Linda Mulher e à memória de uma festa à fantasia e o sorriso de Aline.

Comentários

Albir disse…
"Nesta vida, aprender é gerúndio."
Muito bom, Cristiana!
Nadia Coldebella disse…
Ia repetir aesma frase: nesta vida, aprender é gerúndio. Icônica. Vai pra minha coleção.

Parabéns pela sensibilidade do texto. Extremamente pessoal, muito poético e íntimo, mas cheio de significado para os corações abertos.

Grande abraço!
Cristiana Moura disse…
Ler os seus comentários, pessoas queridas, é de um lugar sem palavras, que para mim neste momento, é de um lugar que grita: ESCREVA !!!!
Zoraya Cesar disse…
Pois nao quero nem saber. Vou repetir a frase q me marcou de cara; "Nesta vida, aprender é gerúndio."
Que linda homenagem, Cris, qta sensibilidade e delicadeza!Amei cada linha.

Postagens mais visitadas