PRESENTE >> JANDER MINESSO

 

– Licença. Foi aqui que nasceu o Salvador?

– Que é isso? Quem você pensa que é pra ir entrando na manjedoura alheia? Zé! Socorro, Zé!

– Calma, senhora. É coisa rápida. Estamos aqui em nome de Deus, para visitar o filho Dele.

– Ah, não…

– Meu nome é Baltazar. Meus amigos Gaspar e Belchior estão manobrando os camelos.

– Ôrra, três? Saudade de quando Ele só mandava um anjo e olhe lá. É Barrabás, né?

– Baltazar.

– Meu querido: diz pra Deus que a criança tá ótima, mas tá dormindo. E a mãe também vai bem, obrigada. Agora, pode tirar o camelinho da chuva e seguir seu caminho.

– Então, deixarei as lembranças e tomarei meu rumo. Se me demorar, vou acabar perdendo o rastro da estrela cadente e confesso que não sei pegar o retorno da Pérsia-Belém sozinho.

– Ele mandou uma estrela cadente pra guiar vocês?

– Aham. Muito bonita, por sinal.

– Gente, que aparecido. Não era mais fácil botar no Waze?

– Caríssima, não quero tomar seu tempo. Os camelos estão em fila dupla. Viemos só para deixar os presentinhos da criança, mesmo.

– Não, senhor. Agora, eu quero companhia. Quem mandou ser amigo de Deus? Vai ficar aqui até o pai da criança voltar.

– Até Deus voltar?

– Não, né? Até o Zé voltar. Ah, deixa essa história pra lá.

– Estimada: os presentes estão aqui. Se quiser trocar, é só manter a etiqueta. Agora, eu preciso mesmo ir. O trevo de Belém está um caos por conta de um engavetamento. Fila única para ir e para voltar.

– O que é isso aqui? Incenso?

– Exato. Nag Champa. Foi o Gaspar que comprou. Coisa boa, atóxico e tudo. Mas se a moça me permit…

– Nossa, que cheiro ruim. É incenso de quê?

– Arruda. Tira mau olhado e qualquer coisa ruim que jogarem para cima da criança.

– Bela porcaria de presente.

– Compramos tudo na Camicado. Tem uma loja enorme em Jericó. É só levar lá e eles trocam na hora. Mas agora, preciso mesmo ir, porque o meu camel…

– Fica aí. Se sair, eu acabo com a sua vida.

– Vão guinchar meu camelo, senhora!

– Azar o seu. Essa caixa aqui é de quem?

– É a minha. Tem mirra.

– Mirra?

– É bom para micose, dor de barriga, mau hálito…

– Isso lá é presente de criança, Barnabé? Cadê o Playstation?

– Achei a mirra mais útil. Posso ir?

– Meu querido, não tem coisa mais útil que videogame. Uma hora que essa criança passar jogando é uma hora de paz na minha vida. Tem Playstation na Camicado?

– Creio que não. Tem prato, panela, fuê. Essas coisas.

– Um fuê seria bom pra bater a gemada do menino. Dá essa outra caixa, aí. De repente, o terceiro foi mais esperto e comprou um fuê.

– O Belchior.

– Eita, o cantor?

– Não, o rei mago.

– Rei mago faz o quê, hein?

– Reina e faz magia. E agora, eu precis…

– Prefiro cantor que rei mago. O Roberto Carlos passou aqui mais cedo. Fez uma música linda, pedindo pra eu dar a mão para ele e tudo. Muito sensível, o Roberto.

– E se a senhora abrisse o último presente?

– Tá com pressa?

– É ouro. O Belchior deu ouro para o menino. Pronto.

– Vende ouro na Camicado?

– Minha senhora: se eu não sair agora, serei obrigado a pegar esse ouro de volta para pagar a multa dos camelos.

– Pegar de volta coisa nenhuma. É o único presente bom.

– Então, faça bom uso. Eu vou embora.

– Você não é doido de sair sem a minha autorização.

– Olha lá: tão guinchando o meu camelo! Eu sabia!

– Grandes coisa.

– Eu já tinha reservado camarote pro réveillon na Babilônia, minha querida! Agora, só vou chegar lá depois do Carnaval! Não acredito.

– Ai, que drama. Vocês não vieram em três?

– Que diferença faz?

– Pega carona. Camelo não tem duas corcovas?

Imagem: Pixabay

Comentários

O mais bonito, sempre, inclusive… disse…
Essa Maria “moderna” deve mesmo ter nascido em Nazaré, mas “das Farinhas”.
Bichinha arretada!!!
Ana Raja disse…
Maria sempre descolada. Já disse que gosto dela.
Que lindo texto, Jander!
Camicado foi demais...hehehe
Karla disse…
É curto, mesmo assim leio numa respirada só. Quero ver quando sair um livro. 🩷 muito bom, como sempre
Soraya Jordão disse…
Adorei a sacada do videogame. Ri alto.
Anônimo disse…
Este ano, não teve o especial de Natal do Porta dos Fundos. O seu substituiu e superou. Rá-rá-rá! André Ferrer aqui.

Postagens mais visitadas