FATOS >> JANDER MINESSO

 


Hoje é um Dia: um período de cerca de vinte e quatro horas durante o qual o planeta Terra faz um giro completo em torno do próprio eixo. A cada trezentos e sessenta e cinco dias, mais ou menos, a Terra termina um giro ao redor do Sol, num movimento que resolveram chamar de Ano.

Durante um dia, as pessoas podem fazer diversas coisas. Algumas fazem mais coisas do que outras. Diferentes seres vivos também fazem coisas: árvores, pernilongos, o lulu da pomerânia do seu vizinho… basta estar vivo para ter a chance de fazer coisas. O mesmo não pode ser dito daqueles que estão mortos. Eles já não têm mais a opção de fazer coisa alguma. Mas há quem discorde.

Se as criaturas vivas têm a chance de fazer um considerável número de coisas durante um dia, tal oportunidade é potencializada cerca de trezentas e sessenta e cinco vezes em um ano. Conforme explicado acima, essa é a duração de uma volta do planeta em torno da estrela que domina o centro desse sistema, que é composto ainda por diversos corpos, inclusive outros planetas. Não quero precisar um número porque isso é motivo de debate e o leitor mais atento já deve ter percebido que estou preferindo fatos, sem dar muita margem a opiniões.

Opinião, segundo alguns dicionários, é um julgamento pessoal, um parecer diante de algo. Tal parecer é um complexo enredamento de pontos de vista, crenças prévias e, inclusive, fatos. Mas nem toda opinião é complexa ou envolve fatos. Sei lá. Qual é a opinião do leitor sobre a Opinião? Deixe sua opinião nos comentários.

A propósito: Comentário é uma série de notas ou ponderações, escritas ou orais, críticas ou de esclarecimento, acerca de um texto, de um evento ou até de um ato. Há quem diga que o Comentário é também um parecer, definição muito próxima à da Opinião, mas prefiro evitar comparações. De qualquer forma, reitero que os comentários ao fim desta página estão à disposição daqueles que quiserem deixar seus pareceres sobre o Comentário ou a Opinião.

Já o Fato, supracitado em diferentes momentos, é um acontecimento acabado, uma ocorrência finda cuja realidade pode ser comprovada. Por exemplo: um dia tem cerca de vinte e quatro horas. Tal afirmação pode ser embasada e provada através de dados bastante difundidos pela Astronomia há alguns séculos. Mas se você discorda, tudo bem. É a sua opinião.

Também é fato que este texto deveria tratar do maniqueísmo político que tomou conta do mundo nos últimos anos. É um fato porque eu sentei diante do computador e, para que a realidade do meu desejo pudesse ser comprovada, verbalizei: “Vou escrever um texto sobre o maniqueísmo político que tomou conta do mundo nos últimos anos.” Mas nos primeiros parágrafos já fiquei com medo de tomar bordoada de um e de outro lado da questão, visto que ambos têm um farto carregamento de Opiniões e Comentários, conquanto certas vezes careçam de Fatos. Então, alterei o rumo do texto.

Isso não muda o fato de que morro de inveja daqueles que escolheram um dos lados do debate. Tenho pesquisado o assunto com afinco nos últimos dez conjuntos de cerca de trezentos e sessenta e cinco dias (curiosidade: muita gente chama isso de Década). Porém, quanto mais eu estudo a tal Política, mais dúvidas aparecem. Eu, que modéstia às favas sempre me achei inteligente, não consigo descobrir qual dos dois lados tem razão. Mas parece que milhões de pessoas já encontraram essa resposta, ainda que uma metade discorde da outra com todas as forças. Assim, me sentindo cansado e burro, sigo me agarrando aos poucos fatos incontestáveis que achei. Espero encontrar a tal resposta um dia. E até que provem o contrário, hoje é um dia.

Imagem: Pixabay

Comentários

Cleber disse…
Há controvérsias…
Karla disse…
Melhor nem comentar. 👍🏼
Anônimo disse…
Toda quinzena é isso mesmo. Eu compreendo a dificuldade imposta pela polarização. Também cuido para não atrair agressores. Tento ser, pelo menos, um pouco ranzinza. Assim, passa meio batido. Rsrsrs! André Ferrer aqui.
Soraya Jordão disse…
Está cada vez mais difícil ser espontâneo, sincero, autêntico. Tempos difíceis.
Lola Pontes disse…
Preferia não comentar que, de fato, tudo se direciona à uma questão de opinião. Mas contrariei meu instinto e expus meu ponto de vista inconclusivo , validado por inúmeros dias de reflexão.
Lola Pontes disse…
O comentário acima contém reiteração proposital ao texto ;)
Hermano disse…
É porque você não conhece Manowar!

Postagens mais visitadas