A CONSCIÊNCIA IMUNDA DESSES MOLEQUES >> André Ferrer

O 23 de novembro foi marcado por um protesto, na China, feito por trabalhadores de uma empresa chamada Foxconn; a que produz o tão cobiçado e exibido iPhone. Uma balbúrdia, de fato, em Zhengzhou, que cresceu e se tornou um protesto sem precedentes na China.

Existe a alegação de que a empresa não honrou os salários firmados no contrato e que, depois — ainda por cima —, mudou o documento. Escravidão terceirizada, em plena volta da Covid-19 — e com força — à China e ao resto do mundo. Tudo para que moças e moços exibam os seus aparelhos — cujos similares, aliás, também produzidos na Ásia, não chegam nem à metade de um quarto do preço daquele. Ainda que, igualmente, escravizem pessoas.

Uso um Samsung bem xumbrega. Não sei que tipo de insanidade leva, ainda, as pessoas a acreditar no lado mais fantasioso das marcas. O iPhone não é produzido nos EUA e, muito menos, pela Apple, numa fábrica linda, com arquitetura clean, construída no Vale do Silício. Ora, sequer os seus atributos mais práticos e revolucionários — apresentados há algumas edições — escapam às versões concorrentes mais baratas.

Não sei a de vocês, mas a minha consciência entrou em estado de alerta depois do choque deste início de semana. A China continua em polvorosa. Do Catar chegam notícias de luxo e contradição.

Meu Samsung xumbrega pode até parecer um desses pertences hipócritas. Ainda que barato, não está livre de ser fruto de exploração humana. Sim. A gente não consegue escapar desse tipo de armadilha no mundo globalizado, mas dá, pelo menos, para evitar exageros e ostentação.

Comer carne folheada a ouro é algo extremamente ofensivo quando se tem 33 milhões de brasileiros passando fome. Em vez de protestos negacionistas e antidemocráticos, ricos e remediados deste país deveriam promover a defesa de quem sente esse vazio, que é a fome. Deveriam repudiar a consciência imunda desses moleques.