CHEGA UM DIA QUE CHEGA << SORAYA JORDÃO
Cassandra adorava a cor marrom, mas suas roupas eram quase que, exclusivamente, em tons de azul. Sua mãe dizia que marrom era cor de caixão, não lhe caía bem. Colecionava fotos de atrizes que usavam o cabelo bem curtinho, achava lindo, mas mantinha o seu na altura dos ombros para não parecer menino, como reclamava seu pai.
Aos dezoito anos, pensou em tirar carteira de motorista, por fim desistiu. Sempre ouviu que era muito distraída, acabaria por causar algum acidente.
Escolheu cursar Direito, mas com aquela vergonha de falar em público e sua costumeira falta de iniciativa, como enfrentaria um tribunal? Indagou seu avô. Era melhor seguir os passos do pai na contabilidade.
Aos vinte e três engravidou de um vizinho. Pensou em abortar, mas isso mergulharia sua família em profunda desonra, conforme lhe avisou sua madrinha. Aceitou casar-se com Natanael. Não podia arrumar emprego porque tinha que cuidar da casa, do filho e do marido, papel da mulher sábia, segundo sua avó.
Não reagiu ao primeiro soco que levou do esposo quando requentou o arroz. Já tinha visto isso acontecer com sua mãe …
O segundo e o terceiro pareceram doer menos. Talvez fosse a tal casca que a experiência traz.
A situação só complicou quando Natanael a atirou no chão, mesmo vendo que ela estava com Pedrinho no colo.
Ali, o vidro da submissão estilhaçou, o veneno do medo estancou, a fome do eu abocanhou a coragem de ser.
Uma gota de cotidiano transbordou o copo dos dias.
Os olhos de Cassandra abriram como um portal: quantas atrocidades são cometidas em nome do amor? Com a desculpa do melhor para você?
Esperou o marido sair para o trabalho, pegou um
relógio de festa dele, o videogame e a caixa de som que ele usava nos churrascos de domingo, vendeu lá no centro da cidade. Com o dinheiro cortou o cabelo, comprou um vestido marrom e uma passagem de ida para um lugar que sempre sonhou conhecer.
Pegou Pedrinho no colo, entrou no ônibus e sorriu com a leveza de quem jamais voltará para o lugar de onde saiu.
Comentários
Cassandra deve ter ficado linda no vestido marrom e com o cabelo curto.