CHICO- ARTISTA BRASILEIRO >> Sandra Modesto

Gosto do Chico na música, na literatura, na dramaturgia, no posicionamento político.

Desde 2015, no lançamento de CHICO- ARTISTA BRASILEIRO, eu tive muita vontade de assistir.  

Em 2016, vi o anúncio em um canal de TV por assinatura, a exibição do documentário. Planejei a gravação.

Era setembro. Mês posterior ao impeachment da primeira mulher presidente do Brasil. Era eu aflita, triste, precisando de um acalanto, de um dueto.

Eu queria respirar.  Às cinco horas e trinta minutos da tarde, apertei play, me joguei no sofá. Vídeo perto de mim...

CHICO- ARTISTA BRASILEIRO.

Vários momentos são marcantes do início ao fim. Depoimentos, interpretações de musicas nas vozes de cantoras e cantores.  O documentário tem duas horas de exibição. Foi importante. Pelo Chico artista e pelo Francisco, homem. O escritor fala da descoberta do irmão alemão. “O Irmão Alemão”- Título do livro lançado por ele em 2014, baseado na descoberta da notícia do irmão, e a busca pelo mesmo, em Berlim. O irmão alemão chamava-se Sérgio, morreu em 1981 aos 50 anos de idade.

Miguel Faria Júnior conduziu com precisão, imagens exatas entre o  passado e o presente.

“Tudo é memória. Se confunde com a imaginação. O meio musical o mundo da literatura se alimentam disso. Da memória, da imaginação”. Chico Buarque.

O Chico está aí, envolvendo a gente com a magnífica arte de ser tão brasileiro.

Hoje, janeiro de 2022, já li “Anos de Chumbo e Outros Contos”. Tenho todos os romances. “Essa gente” foi o último.  

Não descarto a possibilidade de aproveitar o domingo e assistir novamente – CHICO ARTISTA BRASILEIRO. Em tempo: O documentário está no catálogo da Netflix.

Imagem: Setembro de 1989, Página do livro- CHICO BUARQUE- LETRA E MÚSICA. Arquivo pessoal da autora.

https://youtu.be/XWCKkGuruyE

 



Comentários

Albir disse…
Que ótimas sugestões, Sandra!
Gosto do Chico por vários motivos, mas principalmente por uma frase dele mesmo, que eu acho que o define muito bem: "Tenho lado!"
Zoraya Cesar disse…
Chico está acima de qq lado. Ele é O Chico Buarque, talento, inteligência, genialidade. E, vá lá... lado.
Paulo Barguil disse…
Obrigado, Sandra, pelo belo relato e convite a degustar a arte Chicana. :-)

Postagens mais visitadas