A VIDA COMEÇA AOS... >> Clara Braga

Sempre tive agonia daquelas pessoas que definem data para a vida começar. Principalmente quando a pessoa define data para a vida dos outros começar, pois a dela vai de vento em popa!

Acho que minha agonia, para não dizer irritação, acontece porque normalmente essa data para a vida começar nunca chega, é tipo esperar o capítulo final de A Caverna do Dragão!

Quando se tem 18, sempre tem uma tia para dizer: sua vida nem começou, a vida vai começar lá pelos 20, 25 anos! Aí você faz 25 e a vida passa a começar só aos 30. Depois só começa aos 40, aos 50 e assim sucessivamente!

Não sei o que essas pessoas tem na cabeça, daqui a pouco a vida vai acabar antes de começar! A vida começa quando começa, é isso! Chegou no mundo, respirou, está valendo! É bem verdade que tem horas que mais parece que a vida parou, ou até está andando de ré. Muitas vezes queremos apertar o reset, mas não tem jeito, chegou no mundo, seja lá como foi a sua chegada, é 1, 2, 3, valendo!

Fico pensando de onde vem a necessidade de dizer que não começou, o que as pessoas estão de fato querendo dizer com isso? Me ocorreu que essa mania de dizer que a vida não começou pode vir do medo de errar. Se ainda não está valendo, não tem problema fazer uma escolha errada, é só voltar atrás e, quando começar de verdade, você vai saber qual caminho seguir. Mas se para saber o que fazer hoje, eu precisei errar antes, será que já não estava vivendo? Claro que estava!

O outro motivo que me ocorreu foi um problema que eu percebo cada vez mais nas pessoas: a dificuldade de envelhecer. Quanto mais tarde "começar a vida", mais tempo dura a juventude e eu não precisarei me sentir "velho demais" diante de um mundo que a todo momento me apresenta mil novas possibilidades para experimentar.

Seja qual for o motivo, me parece que o problema mora no fato de não poder voltar. Realmente, não se apaga um erro. E também não tem como acordar mais novo no dia seguinte. Mas vamos ter calma? Não podemos resetar, mas sempre há tempo para recomeçar.

Comentários

Zoraya Cesar disse…
Essa é a nossa esperança, resetar eqto há tempo.
Albir disse…
Que ótima reflexão, Clara!
E também é nossa esperança, recomeçar enquanto há tempo.
Paulo Barguil disse…
Clara, ótimas reflexões. Lembrando de que não podemos resetar completamente, pois algumas informações permanecem e continuam nos influenciando, mesmo que não conscientemente acessíveis... ;-)

Postagens mais visitadas