BEIRA-MAR >> JANDER MINESSO

Ele era um velho e uma criança ao mesmo tempo. Passou a vida à beira-mar, mirando o horizonte e esperando. Já não sabia mais quem havia lhe revelado o segredo, só lembrava de ter ouvido a história quando era uma criança sem ser velho ao mesmo tempo.

A curiosidade trazia muita gente à praia. Com os cabelos desgrenhados, a barba farta e os pés enraizados na areia, virou uma atração. Durante anos, respondia a mesma coisa quando os turistas questionavam o que ele esperava:

– A onda.

Quando entendeu que faziam graça da resposta, desistiu de falar. Talvez o escárnio tivesse razão de ser. Passara décadas fitando o limite do mar, esperando pelo pior. E se não acontecesse? E se a água nunca se levantasse como um paredão inescapável, aniquilando tudo sem distinção? As dúvidas, como os peixes abissais, rondavam as trevas da sua mente, longe do escrutínio de todos. Mas vez por outra, uma delas subia à superfície para provocá-lo e ele chorava e rangia os dentes e batia na própria cabeça. Os turistas riam.

As pessoas da vila eram mais gentis. Afeiçoadas ao velho-criança, conversavam sem esperar resposta, deixavam peixe cozido enrolado em folhas e, uma vez por mês, traziam um novo chapéu trançado para protegê-lo do sol. O filho de um dos pescadores gostava de construir castelos aos pés do velho-criança, bem onde os troncos retorcidos que haviam sido pernas se afundavam na areia.

Com ou sem companhia, ele cumpria seu papel dia e noite. Tanto fez que desaprendeu a dormir e isso o incomodava. As madrugadas eram sempre mais difíceis, sem o sol que deixa qualquer homem cheio de certezas e coragem. Na lua nova, os peixes abissais se debatiam ainda mais. Ele socava a própria cabeça para que eles ficassem quietos ou, pelo menos, para que a dor o distraísse. Era uma vigia infeliz, mas necessária. Então, esperava.

Para ler outros textos do autor, clique aqui.
Imagem: acervo pessoal

Comentários

Anônimo disse…
Se isso não for sobre um velho sábio e sua disputa com a urina noturna, ao menos a parábola lhe cai bem…

Postagens mais visitadas