HELENINHA >> MÁRIO BAGGIO

 



Claro que aquela sirigaita da Heleninha não era perfeita. Não era o anjo que as freiras diziam que era. Grande coisa que era mais bonita que nós, as outras, as coitadas, como a madre superiora gostava de falar. A Heleninha não, não era uma coitada, tinha uma beleza marmórea semelhante à dos querubins e por isso era sempre colocada na frente — na fila do pátio, na sala de aula, no refeitório, na hora de cantar o hino. As freiras até paravam de respirar quando ela passava perto. É feita de porcelana, diziam.

Os cachos do querubim eram de um amarelo irreal, perfeito, e estava sempre arrumados, brilhantes. O uniforme era impecável, sem nenhum amassadinho. Seus sapatos, então, pareciam um espelho de tão reluzentes. Se nós, as coitadas, nos colocássemos muito perto dela na fila, podíamos ver o nosso rosto refletido no couro imaculado de seus calçados. Isso nos dava arrepios, parecia coisa de bruxa.

Na aula, quando a professora não estava olhando, a angelical criatura metia suas unhas rosadas e redondas no braço de quem estivesse perto e, segundo ela, atrapalhando sua concentração — como alguém pode ter unhas assim, tão perfeitas? Se a vítima soltasse um gritinho e a professora se virasse, o querubim sorria com doçura, fingindo copiar a lição da lousa. A verdade é que tínhamos medo dela e do seu jeito dissimulado. Uma atriz, sem dúvida. Poderia ser uma artista de muito sucesso no futuro, se chegasse a ter um futuro. Não teve.

A boneca de pele de alabastro morreu anteontem e nenhuma de nós fingiu pesar porque tínhamos certeza de que ela não era um anjo. Se fosse, teria que voar quando a colocamos descalça e sozinha no parapeito do sexto andar e demos um empurrãozinho de leve. Não voou. Azar dela.

 

Imagem: Pixabay

 

 

Comentários

Jander Minesso disse…
Ai, essa criançada…
Zoraya Cesar disse…
Baggio... Baggio... Vou ficar de olho em você. Seus contos são perigosos. Vc esconde coisas. Vc escreve bem pra c@c&f& hahahaj
Ana Raja disse…
Tão real o que vc escreveu e apresentado de uma forma de quem sabe trabalhar com as palavras.
Nadia Coldebella disse…
Uma psicopatinha em formação teve seu futuro brilhante ferinamente abortado pelas migas invejosas de plantão. Triste, triste. Espero que ela volte para assombra-las.
Albir disse…
Baggio foi cooptado pela irmandade! Minha vigília agora vai trazer meninas passando em velocidade na janela.

Postagens mais visitadas