MENU >> Sergio Geia

 


Dou conta, não preciso de nutricionista, eu disse. E completei: ainda. O ainda muito mais pela consciência de que o envelhecimento muda o corpo, altera hormônios, o metabolismo mais lento, velhos problemas de DNA – data de nascimento antiga, mas, enfim, seria minha última tentativa. 
 
A coisa complica um pouco à tarde; principalmente, noite. Tenho um fraco por sanduíche, esse de carrinho de rua, bojudão, tipo pão, maionese, hambúrguer, ovo, catupiry, presunto, molho, digamos nada gourmet, e bacon, claro, não pode faltar bacon, a Santa Teresinha à noite tem perfume de bacon
 
Então, cansado do efeito sanfona, resolvi preparar um menu para o meio de tarde em diante, chamei o arquivo de opção 1, ajudado por uma colinha que consegui com o Alexandre (ele sim foi ao nutricionista) e adaptado por mim, para mim: 
 
Segunda. Lanche da tarde: uma fatia de pão de forma integral com requeijão; meio mamão papaia com granola. Jantar: arroz e feijão (pouca quantidade), carne de panela, salada de alface. Terça. Lanche da tarde: uma fatia de pão de forma integral com queijo branco; melão. Jantar: salada e dois ovos cozidos. Quarta. Lanche da tarde: um pão francês com requeijão e café. Jantar: poke japonês. Quinta. Lanche da tarde: dois ovos cozidos; melão. Jantar: arroz, feijão, frango grelhado e salada. Sexta. Lanche da tarde: uma fatia de pão de forma integral com queijo branco; melão. Jantar: espaguete. Sábado. Livre (porque ninguém é de ferro). Domingo. Livre (idem). 
 
Não tá perfeito, você concluiu. Certamente uma nutricionista tiraria o requeijão, talvez o arroz e feijão da noite, o pão francês, o espaguete, incluiria mais proteína, implicaria com meu final de semana, tá tudo bem. Como não há nutricionista aqui (será que não?), então respeitemos a vontade de quem manda (ainda): no caso, eu mesmo. 
 
Semana passada passei sábado e domingo em Sampa, no apartamento da filha. Era sua formatura e espiei minha ex-mulher preparando um lanchinho: tapioca com banana. Minhas experiências com tapioca não foram as melhores, mas aquele lanchinho parecia apetitoso. Entendi como ela preparava, pedi algumas dicas. 
 
Hoje é sábado e chegou a hora de preparar o cardápio da semana, opção 2, com direito a tapioca; a combinação com a banana para o meu paladar ficou perfeita. 
 
Enfim, depois dos 50, emagrecer é gangorra, e comer com qualidade em tempos de ifood é para os fortes. Sem ser confiante demais, eu diria que não existem falhas em meu projeto. Só depende de boa execução e é aí que a porca torce o rabo. 
 
 
P.S. Ano que vem digo se funcionou. Me cobrem. 
 
Ilustração: Pixabay

Comentários

Jander Minesso disse…
Força, guerreiro. Mas cuidado com o shot matinal de limão com psyllium: se te oferecerem, fuja porque é droga pesada.
Sylvia Testa Braga disse…
Sylvia Testa Braga...Adorei a crônica

Você Sérgio nasceu para escrever sobre tudo e sobre todos
Adoro ler suas crônicas
Boas demais. Parabéns querido Sergio.felicidades sempre.
Ana Raja disse…
Não é um caminho fácil, mas uma nutricionista bem bacana pode ajudar nesse processo.
Zoraya Cesar disse…
Epa! Farejei uma armadilha disfarçada aí: como assim, 'ano que vem'? kkkkk, deixa de ser espertinho. Com essa dieta vc emagrece em 4 meses. Só se vc escondeu nas entrelinhas o q vc come no almoço, os docinhos até o lanche da tarde (sim, reparei q vc nao fala de café da manhã, colação nem almoço hehehe), as escorregadelas eventuais... Deixa de ser engraçadinho, moço, nós, seus amigos, estamos de olho!
Nadia Coldebella disse…
Eu já incluiria a liberdade nos dias da semana. Veja bem: sábado livre e domingo livre, o que significa que são seis refeições livres. Se vc separar cada uma delas, pode ter liberdade em uma refeição de segunda a sexta (somam 5) e a sexta refeição pode deixar para o domingo. Ou usa quatro na semana e duas no final de semana. Quer dizer, é tudo uma questão de matemática, né?

Eu acho que um ano é um prazo razoável, talvez valha considerar dois, porque vc sabe, hábito é uma coisa que demora pra pegar. Dizem 21 dias, mas acho que é 21 meses. No desespero, eu acho que vale o limão com o psylium do Jander.

Também cuida da cabeça, porque nesse mundo a gente sofre tanto, pra que se fazer sofrer? Esse é o tipo de pensamento que engorda, porque precisa de comida. Se bem que é verdade. Enfim, manda uma foto daquele sanduba. (certo, como nutri sou ótima psicologa)

abçs caloríficos
Albir disse…
Que divertido, Sérgio! Mantenha-nos informados de suas aventuras alimentícias.
sergio geia disse…
Grato, Jander, Sylvia, Ana Raja, Zoraya, Nádia, Albir. Seus comentários são deliciosos. Nádia, você pegou pesado, hein?

Postagens mais visitadas