QUERO FALAR TAMBÉM >> Clara Braga
Bom, já que está todo mundo falando, eu vou falar também!
Sim, eu também fiquei um tantinho triste com o divórcio da Sandy. Não porque eu não esperava e fui surpreendida, afinal, acho muito louco as pessoas criarem expectativas em relação ao casamento dos outros. Pior ainda quando são expectativas baseadas no que é exposto no instagram, isso sim me surpreende, terem pessoas que não entenderam até hoje que o instagram é um pequeno - e põe pequeno nisso - recorte da vida.
Fiquei triste por pura empatia, por ter noção de que uma separação nunca é fácil, principalmente depois de 24 anos.
Inclusive, é exatamente sobre esses 24 anos que eu quero falar. Quando fui olhar no instagram o que as pessoas estavam comentando sobre o assunto, me surpreendi com muita gente dizendo que hoje em dia ninguém está aguentando mais nada, que qualquer dificuldade no relacionamento, já desistem.
Gente, eu aposto que 90% das pessoas que disseram isso não conseguiram manter um relacionamento nem pela metade do tempo do deles, afinal, 12 anos já é tempo demais, imagine 24.
Junto com o argumento de que hoje em dia as pessoas desistem fácil, as pessoas diziam que certos estavam os casais de antigamente, que ficavam juntos por 40, 50 anos, até que a morte os separassem.
Agora convido vocês a pensarem na mulher de antigamente que ficou 50 anos casada. Ela ficou casada única e exclusivamente por amor ou porque não era financeiramente independente como a Sandy?
Ela era realizada, fazia o que gostava, era cheia de amigas, planejava viagens ou cuidava da casa e dos filhos, só fazia o que o marido autorizava e acompanhava o marido nas atividades que ele escolhia fazer?
Existe um estudo que mostra que muitas mulheres dessa época, tida como certa, relatam terem sido mais felizes quando se tornaram viúvas. Vocês percebem a crueldade desse relato?
Pelo amor de Deus, estamos em 2023. Terminar um relacionamento não é sinônimo de fracasso, mas sim de coragem e maturidade, pois enfrentar essa situação aos 40 anos em uma sociedade patriarcal não é para qualquer uma.
E só para terminar meu desabafo, ter coragem de entrar em um perfil de instagram para dizer a uma pessoa que anunciou um divórcio que um relacionamento de 24 anos que chegou ao fim é um relacionamento que não deu certo, é um surto coletivo qualquer do qual, graças a Deus, me livrei!
Comentários
Quantas pessoas vivem um inferno, mas comemoram as décadas vividas nesse inferno?