A MESMA HISTÓRIA A CADA 4 ANOS >> Clara Braga
Corrijam-me se eu estiver errada, mas a cada 4 anos a história é assim:
Primeiro todo mundo começa fazendo uma enorme lista dos motivos pelos quais aquela copa não deveria acontecer e dizendo que não vão assistir, aliás, todos deveriam boicotar a copa!
Importante ressaltar que muitos dizem isso enquanto gastam uma grana preta em figurinhas pra completar o álbum da copa!
Então o Brasil começa a avançar, vai jogando bem, alguns jogadores tornam-se destaques e começam a ser vistos como verdadeiros heróis!
Muitos que queriam boicotar a copa começam a se render e dizer que o sonho é possível!
Não considero hipocrisia, é super possível curtir um evento que mobiliza praticamente o mundo todo e continuar sendo politicamente crítico. Alguns jogadores inclusive mostraram em campo que era possível seguir competindo e ainda usar essa visibilidade para levantar questionamentos importantes e protestar.
Então, quando o Brasil está indo bem e a grande maioria das pessoa já está mobilizada, quando Neymar marca um gol, não faz o 22 e parece que o fim da polarização está se aproximando, ele perde e é desclassificado!
Nesse momento, as pessoas dizem estar chateadas apenas com o fim dos pontos facultativos, não contam para ninguém que compraram pela internet uma camiseta oficial da seleção que ainda nem chegou, escolhem uma pessoa para ser a culpada pela derrota e vão para a internet esculhambar com essa pessoa.
Depois outros assuntos vão surgindo, a frustração vai passando e nós ficamos à espera dos próximos 4 anos, no qual com certeza vão contratar algum artista para compor uma música oficial da copa, mas no fim das contas continuaremos ouvindo a música da Shakira.
Comentários
De qualquer forma, acho que vale ler o texto novamente! Eu não disse em momento algum que futebol é sobre ganhar, eu disse justamente que muitas pessoas só se envolvem quando está ganhando e que não deveria ser assim pois o futebol pode ser uma ótima ferramenta política.
Veja essa copa,em específico. Por alguns dias, a gente se juntou e deixou a polarização meio de lado. Placebo, eu sei, - e tem aqueles que ainda preferem olhar pneus queimando - mas deu pra gente dar uma respiradinha, um descanso de tanto ódio.
Gde abç!