CHICO >> Sergio Geia

 


Fui reunindo pérolas pelo caminho. 
 
Pitomba. Fruta. Pequena. Um tantinho maior que uma bolinha de gude. De cor laranja quando madura, incomum aqui. Eu pelo menos nunca vi. Mais fácil encontrar em cidades do Norte, Nordeste. Dizem que em Pernambuco tem de monte. Lembra muito a lichia, sem a mesma suculência. Você quebra uma fina casca que a reveste, põe na boca o caroço amarronzado, coberto por uma quase invisível lâmina transparente, a polpa, e chupa. 
 
Ambular. Verbo intransitivo que significa andar sem destino, à volta, vaguear, passear, girar, deambular, perambular. 
 
Povaréu. Plebe, poviléu, povo, multidão, turba, grande número de pessoas, povão. 
 
Bugigangas. Bugiaria, quinquilharia, insignificâncias. 
 
E preciosidades metafóricas como “o pregão abre o dia”, “o povaréu sonâmbulo ambulando que nem muamba nas ondas do mar”, “cidade maravilhosa, és minha, o poente na espinha das tuas montanhas, quase arromba a retina de quem vê”, “de noite, meninas, peitinho de pitomba, vendendo por Copacabana as suas bugigangas”, que até saio cantando. 
 
Quem me chamou a atenção para essa fantástica declaração de amor ao Rio, foi um texto do Álvaro Costa e Silva, publicado na Folha, que fala da rua da Carioca, cenário para o clipe “Carioca”, do Chico: 
 
Você se lembra do clipe: Chico Buarque está sentado numa mesa de bar antigo —o fictício Polytheama— e a cidade se descortina diante de seus olhos cor de ardósia. Trajando vistosa camisa de gola rulê, Chico suspira, fuma um cigarro, bebe uma taça de vinho, come uma pera, ri às escâncaras, enquanto escreve a letra da canção ‘Carioca’. Canta: “Gostosa, quentinha, tapioca/ O pregão abre o dia”. O cenário exterior, filmado através de um espelho falso, é a região entre a rua da Carioca e a praça Tiradentes, trecho da rua Ramalho Ortigão, imediações da igreja de São Francisco de Paula. Ao contrário do que narra a música, o povaréu não é nada sonâmbulo: está em movimento, esperto, agitado. Uma moça sai do carro falando no celular e exibindo belas pernas, um homem carrega um burro-sem-rabo, outro prega a Bíblia para os transeuntes, um tiozinho confere a elegância no reflexo da vitrine. Em preto e branco, o filme tem direção de José Henrique Fonseca, Arthur Fontes e Fábio Soares. Foi rodado em 1998, para o lançamento do disco “As Cidades" (Antes agitada e populosa, rua da Carioca hoje lembra um cemitério, Alvaro Costa e Silva, Folha de São Paulo, 06/06/2017).
 
Não é de hoje que as letras do Chico estão cheias de palavras que parecem escolhidas a dedo. Como já disse um de seus músicos, as palavras de suas canções têm o som das notas, e são únicas. Chico consegue equilibrar com extrema perfeição palavras elegantes, incomuns em letras de música popular como “errantes”, “amiúde”, “sem porvir” e “iniquidade”, presentes em Geni e o Zepelim, com a coloquialidade da velha crônica, como “cair um toró” ou “pintou uma chance legal” ou “dancei com uma dona infeliz, que tem um tufão nos quadris”, presentes em Bye, bye, Brasil, criando uma atmosfera musical sofisticada e única. 
 
Não tenho dúvida de que sua produção é um repertório inigualável de espécies vocabulares muitas vezes ocultas nos becos e meandros de nossos dicionários. 
 
Mais do que boas letras e belas canções, ouvir Chico é sempre uma experiência superior. 
 
 
P.S.: 1. A crônica de hoje faz parte do projeto “Crônica de um ontem” e foi publicada originalmente em 29/07/2017, no Crônica do Dia; 2. Abaixo, o clipe da música “Carioca” citado na crônica; 3. Ilustração: Pixabay. 
 
 
 

 

Comentários

Jander Minesso disse…
Costumo dizer que o Chico é um grande poeta que inventou de ser músico. Claro que isso ilustra também minha falta de caráter, mas que artista da palavra, esse cara… “Desencontro” é uma das coisas mais bonitas que eu já ouvi.
sergio geia disse…
Um gênio, meu amigo. Ouvirei "Desencontro".

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