CARTA PARA A ARRUMADEIRA >> Cristiana Moura
Querida Lise,
Que pessoa especial você é. Agora, você, por certo, continua a seguir o seu caminho. Está levando sua alegria de sorriso largo, sua sabedoria imensa e humilde, e sua luz tão brilhante, diria mesmo que ofuscante para outros planos.
Nossos amigos e eu vivemos a graça e a honra de compartilhar a vida com você, querida amiga. Cada um de nós desfrutou da sua companhia, das trocas nas conversas, estudos, meditações. Do prazer de compartir o pão e o vinho ao celebrar a vida. Lise que a mim, Cristiana, emprestou sorrisos quando os meus eram escassos. Que também me deu uma bronca quando, sem pretensão alguma, mencionei não desejar ser avó tão cedo: — Deus me liv... Antes mesmo que eu terminasse de falar, ela interrompeu minha fala com suas sábias e simples palavras: "—Ser avó é a melhor coisa do mundo! É uma benção, é a bem aventurança de viver um amor sem posse!" Poucos anos depois, quando Miguel Caetano chegou, meu neto que já tem quatro anos, pude olhar sem medo. Lise ensinou-me a acolher e experimentar esse novo amor que ela já havia me anunciado em bronca merecida.
Lise, cuja alma fez e faz as melhores escolhas, o planeta perde um grande Ser de luz, muita luz. Os anjos devem estar sorrindo com a leveza da sua presença, querida. O mundo celestial ganhou uma arrumadeira e tudo deve estar reluzindo por aí.
Arrumadeira? Pode parecer estranho, mas era assim que ela se autodenominava a cada livro que traduzia e organizava: A Arrumadeira.
Em um dos vários livros que graças a Lise pudemos ler em português ela escreve:
"Talvez repita, a cada livro que arrumo, as mesmas palavras. Mas gosto do que digo agora e direi sempre, de um modo ou de outro. A minha missão, o meu trabalho estão terminados. Minha amiga Mirtes Mattos diz que a mulher costura o mundo. Completo dizendo que ela não é só costureira, mas arrumadeira também. Arrumadeira de casas e de textos. Textos para casas vivas. (...) Pão e vinho, por que não? Venham todos. Vamos nos alimentar desta comida leve e gostosa. Vamos digeri-la bem, deixar que se absorva e que passe a fazer parte de nós. Tornando-nos melhores para conosco e com nossos irmãos. Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo, amém."
Sim, esta é a Lise. Este momento é de homenagem a ti. Mas, nas nossas vidas e em nossos corações, outros momentos virão porque a sua existência nos atravessou com intensidade e leveza. Nós, seus amigos, a amamos e admiramos muito e carregamos sua presença iluminada em nossos corações.
Comentários