POESIA >> Sergio Geia
Enviei mensagem a Rachel:
Bom dia. Por causa de seu pai descobri (tarde da vida) que música clássica acalma, que poesia encanta e provoca uma sensação tão boa.
Falo de Rachel Abdala, amiga, historiadora, mestra e doutora em História da Educação, professora universitária e diretora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Universidade de Taubaté. Seu pai é o professor Joel Abdala.
O livro foi um presente. Num domingo de manhã, fui ouvi-lo falar de poesia e literatura no Ponto de Luz Cristalina. Professor Joel, que me dá a honra de ser meu leitor, e, mais que isso, de acolher meus escritos com generosidade, ao término da palestra veio até mim e me presenteou com seu Poemas. CRD, editado pela Equação Editorial.
Não sou leitor de poesia, ou ao menos não me julgava. Tenho aqui alguma coisa, Manuel Bandeira, Branco, Regina Célia Pinheiro. Leio um ou outro poema, um verso que me chama, mas não passa disso. Folheei a obra, passei os olhos pelos cartões, depois o livro ficou na estante. Esquecido, nunca. Outro dia iniciei a leitura seguindo a ordem idealizada pelo autor. Fui tomando gosto e uma sensação boa foi se apoderando de mim. Numa manhã, devorei todos os poemas, de enfiada.
Joel traz referências musicais. Tocatas de Bach, por exemplo, Chopin, Schubert, Beethoven, e a cada menção eu fazia busca no Spotify e punha pra tocar, a leitura então se fundia aos sons. Veja que beleza o seu Desenho de sons:
Hoje, domingo
À tarde, o piano
As mãos iam sem dono,
obedeciam a Bach,
com o ritmo das ondas do mar
com a harmonia do vento
Fiquei vendo o movimento das mãos
Riscas de néon saiam dos dedos
compondo o desenho dos sons
E Bach pôde ver, pela primeira vez.
a pintura de um prelúdio
(uma de minhas preferidas)
Numa certa passagem, Joel faz menção a Alphonsus entre os cinamomos. Fui pesquisar:
Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tomar do dia
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia
As estrelas dirão — “Ai! Nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria... .”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria
A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar,
há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.
Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — “Por que não vieram juntos?”
Foram instantes suaves, que me revelaram como o diálogo entre música clássica e poesia acalma o espírito e faz bem.
P.S.: 1. Desenho de sons – Joel Abdala; 2. Hão de chorar por ela os cinamomos – Alphonsus de Guimaraens. 3. Ilustração: ChatGPT



Os pequenos tesouros imensos da vida, né?
ResponderExcluirGostei desse seu movimento de unir a leitura da poesia com a escuta da música dos compositores..
ResponderExcluirQuem sabe, tocado pela música, você escreve um poema? 😄
ResponderExcluirPequenos tesouros imensos; lindo. Música e poesia. Faz um bem. Ele virá, Edna, verdejante
ResponderExcluirNão precisamos de poesia, Sérgio, até conhecê-la. Rs
ResponderExcluirPoxa Sérgio...cara...é tudo bonito, há vida inteligente em nosso planeta, é muita honra mesmo estar entre os que fazem parte desse Blog...agora, o que escreveu e, digo mais, o seu estilo de escrever, é impossível de rotular, fica entre contos, crônicas, poesias, etc, e isso deixa tudo ainda mais incrível. Parabéns com louvor senhor Geia, mandou bem como sempre.
ResponderExcluirVoce meu querido sempre coloca suas ideias de tal maneira que
ResponderExcluirNos faz ler e apreciarE sabe querido sempre coloca suas ideias que nos faz Bem. Sejam elas como forem. Estejas certo querido , nos faz muito bem!
Eu , Sylvia Testa Braga, o admiro e tudo que expoes me faz muito bem.
Parabéns querido.
Escreva quando puder sobre insonia e porque ela judia tanto . Ok
Boa noite querido primo Maravilhoso nas suas colocaçôes.
SEMPRE PARABENS DA PRIMA QUEVO SEGUE. SYLVIA.
Quem precisa de classificação? Escreva seus tons, toque seus versos e solfeje suas palavras!
ResponderExcluirAgora meu querido voce e a poesia.
ResponderExcluirFoi muito gratificante ler sobre Você e a poesia.
A Poesia sai la de dentro do coracão tambem e nos empolga, nos faz delirar de tão linda,, de tão tocante.
Toca, o coracão. Gostei de tudo o que meus olhos levam.
Impossível uma pessoa sensível como vc nao se sentir enlevado por poesia. Acho que estava faltando justamente esse casamento.
ResponderExcluir