DESLIGUE A TELEVISÃO, O COMPUTADOR, O CELULAR, O TABLET, ..., E VÁ LER UM LIVRO >> Clara Braga

Durante minha adolescência, assisti muita televisão! Muita mesmo! Vivia ligada na MTV, assistia a todos os programas de clipes e ainda gravava meus clipes prediletos para assistir quando não estava passando algum programa do qual eu gostasse.

Teve uma época que a MTV começou uma campanha que dizia: pare de assistir televisão e vá ler um livro. Todos os dias, acredito que durante uns 15min, não lembro exatamente, a programação simplesmente parava e ficava com esse recado escrito em uma tela preta.

Muitos diziam que de nada adiantava fazer isso, a pessoa iria mudar de canal e voltar quando a programação retornasse ao normal. Mas acreditem se quiserem, eu achei tão legal a iniciativa que muitas vezes eu pegava um livro e ia ler.

Depois que a MTV praticamente deixou de ser um canal de música, diminuí muito meu tempo de televisão. Ainda passei um tempo acompanhando alguns seriados, mas de uns tempos pra cá, se estou na frente da tv, a chance de estar assistindo netflix é grande, eu diria uns 90%.

Porém, muitos perfis que eu acompanho nas redes sociais comentam sobre programas da televisão aberta, o que faz com que eu acabe sabendo de algumas coisas mesmo sem assistir.

Estou falando isso tudo pois todo ano perfis que falam sobre empoderamento feminino ou assuntos semelhantes compartilham notícias sobre o tal do BBB. Eu sempre me pergunto como pode um programa desses estar no ar há tanto tempo, nunca vi uma notícia positiva em relação a esse programa. Sempre tem briga física, machismo, racismo ou homofobia envolvida.

Acredito que essa última edição tenha começado há umas duas semanas e outro dia, quando entrei no site de um jornal, vi que a polícia já foi acionada e está averiguando uma denúncia de abuso sexual. Posso estar enganada, mas lembro que em algum outro ano a polícia também precisou se envolver por causa de um caso de estupro.

Volto a dizer, não assisto televisão e, justamente por isso, talvez eu não seja a pessoa mais indicada para falar/reclamar sobre o assunto, mas não parece incoerente até hoje passar em horário nobre na televisão aberta um programa que mostra repetidamente padrões contra os quais uma grande parte da população está tentando arduamente lutar?!

Reconheço sem nenhum problema que, às vezes, a nossa falta de análise profunda sobre um assunto nos faz tirar conclusões precipitadas, e eu não quero de jeito algum estar aqui para falar mal de algo que não entendo, pois isso sim seria uma atitude igualmente ignorante. Por isso, peço encarecidamente: se houver algo de positivo para se aprender, alguma contribuição para que debates construtivos sejam feitos com base no que acontece dentro daquela casa, me expliquem! Ficarei honrada em saber e terei toda vontade de abrir a mente e mudar de opinião, mas confesso que ultimamente, quando vejo alguma notícia sobre o assunto, penso que o mundo já acabou e esqueceram de nos avisar! 

A MTV é que estava certa, o melhor mesmo é desligar a televisão e ir ler um livro! Um bom livro, e não a biografia não autorizada de um ex-bbb!

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns! Concordo com tudo de sua crônica, esse programa é um absurdo!
Ler um bom livro é infinitamente melhor, não há dúvida,
Bj
Zoraya Cesar disse…
ler um bom livro! sempre! amei, Clara!

Postagens mais visitadas