CAPIBA VAI CANTAR! >> Felipe Holder

Recife, final de 1989. Segundo turno das eleições presidenciais. Na avenida Dantas Barreto, no centro da cidade, mais de cem mil pessoas (segundo os jornais, a Polícia Militar e os organizadores) aguardavam espremidas pelo comício de Lula - talvez o maior que a cidade já viu até hoje.

Tinha tanta gente que não era possível tirar o pé do chão. Quem tirasse corria o risco de não conseguir pôr de volta e virar saci por um bom tempo. Parecia um desfile do Galo da Madrugada, só que ninguém podia se mexer.

Do meu lado, uma maluca dizia uma bobagem por minuto. E cada besteira era reprimida por outra mulher que estava ao seu lado, que sempre pedia pra ela ficar calada. Lá pelas tantas, quando João Amazonas apareceu no palanque para discursar, a doida gritou:

- Capiba vai cantar!

Aí eu não agüentei. Soltei uma gargalhada e disse a ela, educadamente:

- Não, minha filha. Nem ele vai cantar, nem ele é Capiba. Quem está ali do lado de Lula é João Amazonas, presidente do PC do B. Capiba não canta, nunca cantou. Só compõe. Cá pra nós, eu acho que Lula é capaz de muita coisa, mas não de fazer Capiba cantar. Se ainda fosse Ariano Suassuna...

Eu pude ouvir a amiga reclamar da maluca:

- Tá vendo? Por que não fica calada? Não tô a fim de passar vergonha não.

Nesse momento as duas foram embora. E eu continuei sem conseguir conter o riso. Não é que os dois se pareciam mesmo? (Veja a imagem aí do lado. João Amazonas - como não poderia deixar de ser - é o da esquerda). Da distância que a gente estava - no mínimo uns 500 metros - ninguém seria capaz de distinguir os dois, se eles aparecessem juntos. Parecidos eles eram mesmo, mas de onde a maluca teria tirado a idéia que Capiba ia cantar? E logo num comício de Lula? Tem doido pra tudo. Principalmente em Pernambuco.

E eu digo "principalmente em Pernambuco" porque é preciso ser muito doido pra chutar um número desses. Mais de cem mil? Como chegaram a esse número? Só pode ter sido exagero. Sim, nós pernambucanos temos mania de exagerar. Principalmente nos números. Somos, em bom pernambuquês, esparrentos.

Dizem que mais de um milhão e meio de pessoas acompanham o Galo da Madrugada todo ano. Saiu até no Guiness Book! Há quem acredite. Eu não. Nem tendo esse número o aval do famosíssimo Livro dos Recordes. É mais fácil eu acreditar que Capiba poderia ter cantado naquele dia. :)

Comentários

Postagens mais visitadas